Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Campanha nacional contra assassinatos de crianças e adolescentes será lançada no Ceará

09/06/2009

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), em parceria com a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (c), lança amanhã (10), em Fortaleza (CE), a campanha "Para Ler, Ver, Ouvir e Agir". O objetivo é despertar a sociedade para a gravidade do problema de violência contra crianças e adolescentes no Brasil. De acordo com o Mapa da Violência 2006, “é possível observar que, com uma taxa global de 27 homicídios por 100 mil habitantes no ano 2004, o Brasil se localiza entre os países com as maiores taxas de homicídios entre os 84 países do mundo”.

O livro, as 16 músicas e as 19 telas pretendem provocar sensações e convidar a sociedade à ação, por meio de uma “viagem” pelos sentidos. “Falar de tanta violência, denunciá-la, indignar-se com ela, com certeza é a tônica dessa campanha. Mas também queremos falar que existe um mundo que pulsa, pensa, sorri, dança, é fraterno, lúdico e que sobrevive em meio a essa violência”, afirma Frans.

“Diante dos dados estarrecedores revelados pelo trabalho é fundamental que a SEDH participe para lembrar que agir é fundamental neste momento. Isso se revela claramente no apoio ao projeto”, afirma Márcia Soares, subsecretária substituta de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEDH, que estará em Fortaleza para o lançamento. Segundo ela, o envolvimento de toda a sociedade é crucial para que este quadro seja mudado. “O apelo da campanha é inegável e atua como mais uma ferramenta nesta batalha”, avalia.

A violência em cores - Os quadros revelam a dor, mas também mostram a periferia que muitos desconhecem. Longe dos estereótipos que só remetem o lugar à violência, o artista revela imagens do cotidiano das periferias das grandes cidades, com sua gente, a alegria das crianças brincando, a solidariedade.

A campanha percorrerá o país durante um 18 meses (um ano e meio), com a promoção de debates e a exposição por 15 cidades. São elas: Brasília, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, São Paulo.

A exposição ficará em cartaz de 10 a 30 de junho, no espaço Multiuso do Centro Cultural. Além da mostra, os adolescentes e jovens envolvidos na Campanha irão realizar intervenções e performances por toda a cidade, levando a discussão para além dos espaços de exibição.

De acordo com o articulador da Anced, Frans Kranen, o intuito é tentar fazer alguma coisa para mudar esta realidade, chamar as pessoas, tirando-as da indiferença. “É um grito desesperado pois trata-se de um tema que me desespera. É incrível como se mata no Brasil. Se mata como um país em guerra”, declara.

O início da Ação - A concretização da idéia aconteceu em 2007, quando das comemorações pelo aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “No aniversário de 17 anos do ECA havia um monte de comemorações e Kranen viu isso com um duplo olhar. “Reconheço os avanços, mas, por outro lado, nos momentos de comemoração, são esquecidas as violações”, afirma. Segundo ele, para chamar atenção de que ainda tem muito trabalho a se fazer, começou a mandar, durante um ano, uma notícia diária de um caso de assassinato de criança e adolescente, com um comentário, para a lista (de e-mails) da Anced.

A partir das manifestações recebidas, após o envio sistemático dos e-mails, surgiu a idéia de reunir o conteúdo dos “Para Ler – in memoriam”, como foi chamada a iniciativa, em um livro.

A publicação conta com relatos a partir de matérias retiradas de jornais, com um grupo focal de 366 crianças e adolescentes, de todas as idades, de todos os estados do Brasil, que representam as milhares de crianças e adolescentes vítimas de homicídio doloso no período 14 julho 2007 a 13 julho 2008, data de comemoração dos 18 anos do ECA.

Seis meses depois, Hélder de Oliveira, artista plástico e coordenador do Cedeca Interlagos, começou a produzir quadros inspirados nas matérias e Frans, a compor músicas em memória das crianças assassinadas. O resultado da junção de todas essas idéias é a Campanha Para Ler, Ver, Ouvir e Agir.

Lançamento da Campanha "Para Ler, Ver, Ouvir e Agir"
Data: 10 de junho (abertura) - a exposição fica em exibição até 30 de junho
Horário: 16 horas
Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema

Fique por dentro da programação:


16h – Mesa redonda sobre homicídios de crianças e adolescentes no Brasil e no Ceará com a participação da Anced, Cedeca Ceará, Rede OPA e representantes dos governos federal, estadual e municipal
17h15 – Apresentação da cena de teatro-fórum comunidade das flores, com integrantes da Rede Opa e direção de Vanessia Gomes.
17h45 – Apresentação do CD In Memoriam, por Frans van Kranen e Banda
18h30 – Abertura da exposição de Francisco Helder da Silva Oliveira e coquetel.

http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/noticias/ultimas_noticias/MySQLNoticia.2009-06-09.2837