Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Terrorismo é tema de conferência no MJ

Terrorismo é tema de conferência no MJ


Brasília, 27/03/09 (MJ) – Agentes da Polícia Federal, Polícia Civil do Distrito Federal, Força Nacional de Segurança Pública e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) participaram nesta sexta-feira (27), no Ministério da Justiça, de palestra sobre o terrorismo no Oriente Médio, suas ramificações na América Latina e a história de grupos fundamentalistas. A apresentação foi feita pelo professor Ely Karmon, pesquisador do Instituto Internacional Contra-Terrorismo de Israel.

Durante a palestra, Karmon traçou um perfil de grupos como o Hezbollah, que foi criado na década de 80 como um movimento religioso e político no Líbano. Os policiais também aprenderam sobre o funcionamento da organização terrorista Al-Qaeda, liderada por Bin Laden. Segundo ele, 95% dos mortos em todos os ataques são muçulmanos e inocentes. “Porém, a maior ameaça hoje são os possíveis ataques químicos e biológicos”, afirmou o professor.

Karmon apresentou dados que mostram como os terroristas chegaram a países da América Latina, como Venezuela e Bolívia.

O secretário Nacional de Segurança Pública substituto, Alexandre Aragon, falou sobre a importância das informações para pessoas que cuidam da segurança no Brasil, apesar de o país não sofrer com este mal. “Não temos terrorismo, mas temos o crime organizado, que está relacionado com a lavagem de dinheiro, recursos que muitas vezes são usados para ajudar a financiar grupos fundamentalistas”.

Nenhum comentário: