Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CÂMARA - agenda comemorativa da Constituição vai até Dezembro

Série de eventos inclui exposições, seminários e lançamento de livros
A Câmara dos Deputados realiza uma série de eventos para marcar os 20 anos da promulgação da Constituição, celebrados neste domingo (5). A programação comemorativa segue até dezembro, com exposições, seminários, lançamento de livros e publicação da Constituição em versões de áudio e braile. Confira a agenda a seguir:

5 de outubro – Distribuição de exemplares da Constituição Federal e marcadores de livro na troca da Bandeira Nacional, das 9 às 11 horas, na Praça dos Três Poderes, em parceria com o Ministério da Aeronáutica. No aniversário da promulgação da Carta, o Portal da Constituição apresenta novas informações sobre a Constituição e a Constituinte, no www.congresso.gov.br/anc88.

7 de outubro a 2 de novembro - Exposição comemorativa “20 Anos da Constituição Cidadã”, no Salão Negro. Abertura oficial no dia 7, às 11 horas, no Salão Nobre, com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e do Senado, Garibaldi Alves. A mostra é realizada pela Câmara dos Deputados em parceria com o Senado Federal e a Confederação Nacional do Comércio (sistema Sesc-Senac).

13 de outubro a 3 de novembro – Exposição “O Servidor na Constituinte”, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados. Abertura oficial no dia 14, às 10 horas.

14 a 31 de outubro - Exposição do “Mural Cívico da Constituição”, de Otávio Roth, no corredor de acesso ao Plenário. Inaugurado por Ulysses Guimarães no mesmo local, no dia da promulgação da Constituição, o mural é composto por milhares de quadrinhos de papel artesanal de várias cores, com mil letras escritas por mais de 5 mil cidadãos, transcrevendo o preâmbulo da Constituição.

14 de outubro - Lançamento do livro “O Congresso Brasileiro e o Regime Militar 1964-1985”, do consultor legislativo Antônio Carlos Pojo, editado pela Fundação Getulio Vargas, que aborda o período anterior à Constituinte.

28 de outubro - Lançamento do livro “Contos da Câmara”, terceiro volume da coleção “Memória do Servidor”, de autoria de servidores da Câmara dos Deputados.

20 de outubro – Entrega da “Caixa Memória da Constituinte”, nas escolas do Distrito Federal, contendo DVD sobre a Constituinte e a Constituição (produção Sesc/Câmara/Senado), Constituição Federal, livros sobre a Constituinte e fac-símiles de documentos históricos.

21 de outubro – Abertura da base de dados da Constituinte, na qual pesquisadores poderão pesquisar e acessar a íntegra dos documentos da Constituinte.

28 de outubro - Lançamento do livro "A sociedade no Parlamento: imagens da Assembléia Nacional Constituinte de 1987-1988", de autoria das consultoras legislativas Ana Luiza Backes e Débora Bithiah de Azevedo. Local: Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados.

4 de novembro – Criação do Parque Bosque dos Constituintes, próximo à Praça dos Três Poderes.

5 de novembro - Sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos parlamentares constituintes, no Plenário da Câmara dos Deputados, às 10 horas.

5 de novembro - Lançamento do livro “Ensaios sobre impactos da Constituição Federal de 1988 na sociedade brasileira”, de autoria de consultores legislativos da Câmara dos Deputados. Local a definir.

5 de novembro - Lançamento da Coleção Digital de Recortes de Jornais sobre a Constituinte, na Biblioteca do Senado Federal, às 18 horas.

5 de novembro - Lançamento do livro “Constituição de 1988: o Brasil 20 anos depois”, de autoria de consultores legislativos do Senado Federal, senadores, juristas e ministros, na Biblioteca do Senado Federal, às 18 horas.

5 de novembro a 2 de dezembro – Exposição “Recortes de Jornais sobre a Constituinte”, na Biblioteca do Senado Federal.

5 a 19 de novembro – Exposição “Salão de Humor da Constituinte”, composta por charges publicadas pela imprensa durante a Constituinte, no hall das alas Tancredo Neves e Teotônio Vilela, do Senado Federal.

5 a 19 de novembro – Exposição “Jornal da Constituinte”, na Galeria do Senado.

6 de novembro a 19 de dezembro - Seminários sobre temas da Constituição nas Assembléias Legislativas Estaduais e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

26 de novembro – Lançamento da Constituição em inglês e espanhol, local a definir.

3 de dezembro – Dia da Acessibilidade 2008 com foco na Constituição Federal, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados e corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados.
- Lançamento da Constituição Federal em Lida (Livro Digital Acessível).
- Lançamento da Constituição Federal em braile.
- Lançamento da Legislação Brasileira de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência em Lida (Livro Digital Acessível).
- Lançamento do Código de Defesa do Consumidor em áudio (em CD e no Portal da Câmara dos Deputados).
- Distribuição de CDs da Constituição Federal em áudio.
- Exposições.

9 de dezembro - Projeto de História Oral – Entrevistas com seis personalidades políticas da época da Assembléia Nacional Constituinte: José Genoíno, Bernardo Cabral, Marco Maciel, Jarbas Passarinho, Mauro Benevides e José Sarney. Os depoimentos irão integrar o acervo documental da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e permitirão a edição de livros e documentários sobre o processo de elaboração da Carta Magna.

http://www2.camara.gov.br/camaraFaz/destaques/programacao-comemorativa-da-constituicao-vai-ate

Nenhum comentário: