Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Estatuto da Criança ganha versão em quadrinhos no Plenarinho

Para marcar os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que serão completados neste domingo (13), o portal do Plenarinho (www.plenarinho.gov.br) vai lançar nesta terça-feira (15) uma publicação virtual da lei de proteção integral aos menores, no formato de quadrinhos ilustrados.

A publicação apresenta, de forma simplificada e ilustrada com os personagens da Turma do Plenarinho, a primeira parte do estatuto. Os pontos principais tratados são traduzidos de forma acessível para as crianças, com o suporte didaticamente adequado da linguagem textual à visual.

Segundo a coordenadora do projeto Plenarinho, Maria Raquel Melo, o objetivo da publicação é aproximar a criança do estatuto. “O ECA é uma lei voltada para as crianças; porém, como se trata de um texto normativo, é de difícil compreensão para elas. Por isso, decidimos traduzir a Parte Geral do ECA de maneira leve e lúdica, para que as crianças possam ter o conhecimento do que a lei lhes garante”, aponta.

O “ECA em tirinhas” é dirigido aos alunos do Ensino Fundamental, em especial crianças na faixa de 10 a 14 anos.

Próximo passo
Após a publicação virtual do “ECA em tirinhas”, a coordenadora do Projeto Plenarinho pretende transformá-la em um livreto para ser distribuído nas escolas do País. O projeto gráfico está em fase de finalização.

http://www2.camara.gov.br/eventos/18-anos-do-eca/programacao

Nenhum comentário: