Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

quarta-feira, 12 de março de 2008

CONVITE PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO: A GRANDE TRANSFORMAÇÃO AMBIENTAL

A Livraria Dom Quixote e a Editora Garamond convidam para o lançamento do livro A Grande Transformação Ambiental: Uma cronologia da dialética Home-Natureza, de Marcel Bursztyn e Marcelo Persegona. O evento será no dia 27/03/2008 às 19:00h, no Centro Cultural do Banco do Brasil, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, Trecho 2, conjunto 22 - Brasília - DF.
Contamos com a sua presença.
A Grande Transformação Ambiental
Uma cronologia da dialética Homem-Natureza
Bursztyn , Marcel & Persgona, Marcelo. 2008. A Grande Transformação Ambiental - Uma cronologia da dialética Homem-Natureza. Editora Garamond, Rio de Janeiro, 406 pp.

Resumo

Vivemos uma era de extremos. Mudanças e processos que se davam de forma lenta e contínua, agora ocorrem de forma acelerada. É o caso da população do planeta, da apropriação de paisagens naturais com fins de produção agro-pastoril, da extração de reservas finitas de recursos naturais, do consumo energético, da produção de bens manufaturados, do despejo de resíduos solidos, líquidos e gasosos no meio natural. Como consequência, os acidentes também passaram a ocorrer com crescente frequência e intensidade. O nímero de espécies da fauna e da flora ameaçados de extinção cresceu esponencialmente. A tecnologia, que sempre servira para superar limites, agora representa também riscos, como é o caso da energia nuclear, da engenharia genética, do uso indiscriminado de produtos químicos e da crescente obsolescência dos bens de consumo e dos conhecimentos.
Por cerca de três décadas, desde o início do movimento ambientalista, ao final dos anos 1960, parecia que a questão ambiental era uma tema limitado a uma restrita comunidade de românticos e pessimistas. A realidade, nesse período, mostrou-se mais criativa do que as previsões. Chegamos ao século XXI com uma série de impasses a serem resolvidos: como produzir energia em quantidades crescentes, diante de fontes finitas? Como evitar os efeitos deletérios sobre as condições de vida, resultantes do consumo energético? Como assegurar os direitos a uma vida saudável às futuras gerações? O que fazer com as montanhas de resíduos que despejamos no lixo, nas águas, no ar? Como evitar tantos acidentes ambientais, como os vazamentos químicos e os derramamentos de óleo nos mares? Como lidar com as mudançasclimáticas que já estão ocorrendo? Como criar formas de regulação, em escala internacional, de forma a não subtrair a soberania de cada povo? Como dividir responsabilidades pela degradação do planeta? Quem deve pagar a conta? Estas são apenas algumas perguntas que não se calam.
A novidade, agora, é que o tema não está mais confinado num ciclo restrito de intelectuais e miltantes. Tornou-se uma questão política maior, em escala global. Quase todos os países criaram leis e instituições voltadas à regulação do uso dos recursos naturais e à gestão ambiental. Em nível mundial, já são mais de 500 protocolos e acordos estabelecidos nesse sentido.
Da mesma forma que a realidade ambiental e demográfica evolui em escala de crescimento radical, também as tentativas de enfrentá-la têm produzido fatos e eventos que merecem ser entendidos.
A Grande Transformação Ambiental é uma cronologia analítica que mostra esse processo radical de mudanças, riscos, geração de conhecimentos, definição de políticas e mecanismos de regulação. É uma obra de referência que pode servir tanto aos estudiosos da questão ambiental, quanto ao público geral interessado em se informar, de maneira objetiva e didática, sobre como chegamos até aqui, para onde estamos indo e que providências estamos tomando.
O livro é uma vasta cronologia, reunindo mais de 1.550 verbetes dos fatos e eventos que, direta ou indiretamente, têm a ver com as relações entre Homem e Natureza em torno da questão ambiental. O foco principal é o Brasil e, nesse sentido, o período abordado é principalmente o meio milênio de nossa história desde a chegada dos ibéricos ao Novo Mundo.

São apresentados dados históricos em nível mundial e nacional, sobre a ação dos governos, organizações não governamentais, empresas, movimentos sociais, organismos internacionais voltadas ao Desenvolvimento Sustentável, que serviram de motivação ao estabelecimento de leis e políticas e à criação de organismos. Também são apresentados, como marcos de referência, fatos e trabalhos científicos que influenciaram e delinearam esse panorama.


Marcel Bursztyn é professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e pesquisador senior associado no Sustainability Science Program da Kennedy School of Government, da Harvard University.
Marcelo Persegona é professor no IESB – Instituto de Ensino Superior de Brasília e doutorando em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília.





Nenhum comentário: