Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

terça-feira, 17 de março de 2009

SEMINÁRIO: Trabalho, Família e Vida Pessoal

16.03.09 Começa hoje (16/3) o seminário Trabalho, Família e Vida Pessoal, em Brasília
(16/03/2009 - 13:07)


Encontro visa a fomentar debate e apontar políticas públicas para o equilíbrio entre a vida familiar, pessoal e o trabalho, aspecto fundamental na promoção da igualdade de gênero e do trabalho decente

O equilíbrio entre o trabalho, a vida familiar e pessoal é o tema principal do Seminário Nacional Tripartite que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres que começa hoje (16/3), às 18h, em Brasília. O evento conta com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego e do Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) Brasil e Cone Sul. Maria Inês Barbosa, coordenadora do Programa de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza do Brasil, Bolívia, Paraguai e Guatemala, integra a mesa de abertura do seminário.

Estarão em debate questões relacionadas à qualidade de vida de homens e mulheres, negros e brancos, e aqueles decorrentes dos novos arranjos familiares. Um dos temas a ser abordado será a divisão sexual do trabalho e o tempo empregado por homens e mulheres nas suas atividades cotidianas.

Gênero e uso do tempo
Indicadores socioeconômicos, divulgados pelo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça em 2008, apontam que homens gastam 10 horas semanais com afazeres domésticos, enquanto as mulheres dedicam 27 horas semanais. Além do uso do tempo, a execução das tarefas doméstica também é diferente entre homens e mulheres. Eles atuam em consertos domésticos, compras no supermercado e cuidados com as crianças. Já as mulheres realizam as tarefas mais morosas e solitárias, como arrumações, limpezas e preparo de alimentos.

Ainda quanto ao uso do tempo, a proporção de mulheres com mais de 16 anos que desempenham afazeres domésticos é de 89,9%, das quais 88,6% são brancas e 91,4%, negras. No caso dos homens, essa proporção cai para 50,7% (PNAD, 2007).

Questões relativas ao tema foram incorporadas ao II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em 2008. Dois anos antes, o Conselho de Administração da OIT incluiu a demanda da Igualdade de Gênero na pauta da 98ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), que será realizada em junho de 2009.

Além disso, o equilíbrio entre trabalho, família e vida pessoal é o tema da OIT para as comemorações do Dia Internacional da Mulher de 2009 e também para a discussão que se realizará na CIT. Para a América Latina e o Caribe também para o Brasil, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, estão sendo preparados informes sobre este tema e que serão levados à CIT.

Desafios para a sociedade
O equilíbrio entre o trabalho, a vida familiar e pessoal não é um tema que se refere somente às mulheres. Diz respeito a novas formas de relacionamento entre homens e mulheres na vida familiar e na vida produtiva. Coloca em discussão os papéis de gênero e as formas de reprodução da vida social e introduz novas referências para a construção da masculinidade contemporânea para além do trabalho, incluindo o exercício da paternidade e das responsabilidades familiares e domésticas.

O Seminário tem o objetivo de apresentar e discutir, com a participação de representantes do Governo, de associações de empregadores e de trabalhadores, este importante tema. Serão reunidas sugestões que subsidiem a elaboração de políticas públicas, assim como estratégias sindicais e empresariais, com o objetivo de promover a corresponsabilidade, o compartilhamento e a ampliação da proteção social. Estas são condições importantes e necessárias para alcançar o equilíbrio entre a vida familiar, pessoal e o trabalho, aspecto fundamental na promoção da igualdade de gênero e do trabalho decente.

Seminário “O Desafio do Equilíbrio entre Trabalho, Família e Vida Pessoal”
Data: 16 de março de 2009 (segunda-feira)
Horário: abertura às 18h
Local: Hotel Comfort Suites (SHN Quadra 4 Bloco D)- Brasília/DF

http://www.unifem.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=81113

Nenhum comentário: