Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

terça-feira, 24 de março de 2009

Direito à saúde é tema de congresso em Brasília




Direito à saúde é tema de congresso em Brasília
Começa na próxima quarta-feira (25/03), a partir das 19h30, o 1º Congresso Brasileiro de Medicina Baseada em Evidência e o Direito à Saúde. O evento, que acontecerá entre os dias 25 e 27 próximos, será realizado no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília, e vai reunir profissionais da saúde e do direito envolvidos com questões relacionadas à saúde. O objetivo é proporcionar uma ampla troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, para obter melhorias na gestão do setor. O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, é um dos convidados do congresso, que também contará com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. do ministro da Saúde, José Gomes Temporão e do secretário-geral do CNJ, Alvaro Ciarlini, entre outras autoridades.

O congresso vai tratar sobre o direito universal à saúde, abordando, entre outras coisas, os 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Constituição Federal de 1988. Na sexta-feira (27/03), último dia do evento, o secretário-geral do CNJ vai participar do debate preparatório para a audiência pública que será promovida pelo STF em Brasília sobre o tema. A audiência, convocada pelo ministro Gilmar Mendes, será realizada nos dias 27 e 28 de abril e vai ouvir o depoimento de especialistas no SUS. O debate servirá de subsídio para o julgamento de ações que tramitam no STF sobre o fornecimento de medicamentos, suplementos alimentares, órteses e próteses, criação de vagas em UTI, contratação de servidores de saúde e realização de cirurgias e tratamentos médicos no exterior, tudo no âmbito do SUS.

O 1º Congresso Brasileiro de Medicina Baseada em Evidência e o Direito à Saúde conta com uma programação variada, que vai proporcionar aos participantes informações sobre a medicina baseada em evidências, além de estabelecer conexões entre o saber jurídico e o científico. Também vai abordar o uso racional das novas tecnologias em saúde. A importância da criação de varas especializadas da saúde e da inserção da disciplina de direito sanitário nos currículos dos cursos de saúde e direito são alguns dos temas que serão abordados pelos palestrantes. O evento é organizado pela organização não governamental Centro Cochrane do Brasil em parceria com o Governo Federal, o MPDFT, a Advocacia Geral da União e o Banco Mundial.

Veja a íntegra da programação do Congresso no link:

a href=http://www.centrocochranedobrasil.org.br/congresso/programacao.php
Fonte: Agência CNJ de Notícias >>

Revista Jus Vigilantibus, Segunda-feira, 23 de março de 2009

Nenhum comentário: