Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CONFERÊNCIA: para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz

OAB exibe nesta quarta filme Orquestra dos Meninos
(03/09/2008 - 12:43)


A Conferência para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, promovida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, foi aberta nesta quarta-feira (3) e prossegue até sexta-feira (5). Será exibido nesta quarta (3), às 18h, como parte das atividades do evento o filme Orquestra dos Meninos, protagonizado por Murilo Rosa e Priscila Fantin. Os dois atores estarão presentes no auditório da OAB nacional para assistir a película.

A conferência é organizada pelo movimento Brasil contra a Violência e conta com participação de entidades como Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), além do Ministério da Justiça e outras instituições públicas e privadas.

O filme Orquestra dos Meninos, do diretor Paulo Tiago, é baseado em fatos reais. A obra conta a história do maestro Mozart, na década de 80, quando resolveu ensinar música para as crianças que trabalhavam nos canaviais do sertão de Pernambuco. Essa atitude – como lembra o coordenador da Conferência da OAB, José Augusto Lopes Sobrinho – provocou violência e difamação por parte dos poderosos da cidade, que passaram a persegui-lo e atemorizar os pequenos músicos.

Independente das ameaças, a orquestra formada por meninos foi reconhecida internacionalmente e, com ajuda de países como a Bélgica e França, o maestro conseguiu erguer uma fundação onde cerca de 200 crianças e jovens aprendem a arte da música. A coordenação da Conferência para Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz avalia que a presença dos dois atores da Globo, no primeiro dia dos trabalhos, será contribuição importante para o êxito dessa iniciativa que visa discutir e buscar formas de conter a violência que aflige a sociedade brasileira.

Nenhum comentário: