Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

LIVRO: "Vida Humana e Esfera Pública - Contribuições de Hannah Arendt e Jürgen Habermas para a questão da anencefalia fetal no Brasil".

Iluminuras

Procuradora apresenta livro sobre o aborto de feto anencéfalo

Silvia Regina Pontes Lopes



No Iluminuras dessa semana, o jornalista Rafael Braga conversa com a procuradora federal Silvia Regina Pontes Lopes, autora do livro "Vida Humana e Esfera Pública - Contribuições de Hannah Arendt e Jürgen Habermas para a questão da anencefalia fetal no Brasil". A obra, que trata da relação entre a vida e o direito, apresenta reflexões sobre o chamado aborto de feto anencéfalo (sem cérebro).

Silvia Lopes explicou que no livro "o valor da vida humana é tratado no aspecto do que seria a vida para o direito". Segundo ela, apesar de o ordenamento jurídico brasileiro não ser completo em relação à anencefalia, é possível e necessário discutir o tema à luz de marcos teóricos como Habermas e Arendt.

Você vai conhecer o Sebinho, o local é visitado por muitos estudiosos e operadores do Direito que buscam raridades da literatura jurídica que não são mais editadas ou encontradas com facilidade em livrarias.

Também no Iluminuras você vai saber quais são as novas aquisições da biblioteca do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que funciona em Brasília. No quadro Leituras, destaque para as obras e os autores escolhidos pelos estudantes de direito para basear suas pesquisas.

E mais, o advogado Walter Costa Porto apresenta, em sua biblioteca, alguns dos livros que influenciaram o Código Civil de 1916.

Exibições:

Quarta - 22h
Sexta - 20h
Sábado - 21h
Domingo - 19h
Segunda - 0h

Nenhum comentário: