Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

4ª CONFERÊNCIA DA PAZ NO BRASIL

Limite da propriedade da terra e sua função social

O uso sustentável dos recursos naturais


A 4ª Conferência da Paz no Brasil, organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) em parceria com diversas entidades, este ano tem como tema principal o "Limite da propriedade da terra e sua função social - O uso sustentável dos recursos naturais". A iniciativa proporcionará o debate sobre os projetos de lei relacionados aos temas propostos e, principalmente, contribuirá para a construção de uma cultura de paz e não-violência no país. O evento será realizado no dia 25 de agosto, a partir das 9h, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

O objetivo da Conferência é construir uma cultura de paz e não-violência no Brasil, por meio do diálogo entre Igrejas, entidades da sociedade civil e os órgãos do Estado. Além disso, vai contribuir com a Campanha "Limite da propriedade da terra: em defesa da Reforma Agrária e da Soberania Territorial e Alimentar”, realizada pelo Fórum da Reforma Agrária e Justiça no Campo, desde 2000. Trata-se de uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais.

O Brasil tem a segunda maior concentração da propriedade fundiária, em todo o planeta. O latifúndio gera a desigualdade social, a degradação do meio ambiente, o aumento da violência. No Brasil, 2,8% do total das propriedades rurais do país são latifúndios e ocupam 56,7% das terras agriculturáveis. Os minifúndios representam 62,2% dos imóveis e ocupam 7,9% da área total.


Histórico


A Conferência da Paz, realizada anualmente desde 2005, é realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) em parceria com diversas entidades. Foi criada para dar continuidade às Campanhas da Fraternidade ecumênicas dos anos de 2000 e 2005, que visavam a construção de uma cultura de paz no Brasil sob os temas: “Dignidade Humana e Paz” (2000) e “Solidariedade e Paz” (2005).


PROGRAMAÇÃO - 25/08 ( Segunda-Feira)



MANHÃ



9h - Apresentação teatral: “Meu cerrado, Cerradinho”

Grupo de teatro da Universidade Católica



9h15 – Mesa de Autoridades



10h - Testemunho

Dom Erwin Krautler – Bispo do Xingu



11h – Debate: perguntas e intervenções dos inscritos



12h - Intervalo



TARDE



13h - Apresentação do Coral da Universidade Católica de Brasília



13h30 - Mesa: “Terra: mercadoria ou bem social?”

Prof. Fábio Konder Comparato



14h15 – Debate: perguntas e intervenções dos inscritos



15h15 - Mesa: “Campanha Limite de propriedade da terra”

Pe.Dirceu Fumagalli (CPT)– Chico Menezes (IBASE) – Marina dos Santos (MST) Paulo Carallo (CONTAG) – Graça Amorim (Fetraf-Brasil)



16h - Apresentação do documento final e propostas

Dr. Guilherme Delgado



17h - Encerramento

http://www2.camara.gov.br/eventos/vi-conferencia-da-paz-no-brasil/inscricao

Nenhum comentário: