Artigos, entrevistas, notícias, vídeos, documentários, legislação.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Ajuda humanitária em alimentos é a menor em 50 anos, diz ONU - BBC Brasil

Comunidades de alguns países da África dependem da ajuda
Um relatório divulgado pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) nesta terça-feira indica que a quantidade de alimentos distribuídos em operações de ajuda humanitária atingiu no ano passado o nível mais baixo em quase 50 anos.
Segundo o PMA, 5,9 milhões de toneladas de alimentos foram distribuídas em 2007, 15% a menos do que em 2006.
O total distribuído pelas agências humanitárias em 2007 foi o menor desde que dados sobre isso começaram a ser compilados, em 1961, e menos da metade dos 15 milhões registrados no ápice dos estoques, em 1999.
O relatório – que faz um balanço de todos os alimentos doados no mundo em operações humanitárias, não só as realizadas pela ONU – atribui a diminuição à alta generalizada do preço dos grãos no mercado internacional.
Como exemplo, o PMA cita o caso do trigo, cujo preço aumentou 122% entre 2000 e 2007, e do milho, que aumentou 86% no mesmo período.
Apelo
O repórter da BBC James Read diz que, segundo os dados do PMA, as doações em dinheiro para comprar alimentos para operações de ajuda não caíram muito em 2007 em relação a anos anteriores.
No entanto, com a alta dos preços, diminuiu bastante a quantidade de alimentos que podem ser comprados pelas agências humanitárias que trabalham com orçamentos limitados.
Também diminuíram as doações de grãos feitas diretamente pelos países produtores a essas organizações.
Read afirma que, em seu relatório, o PMA diz que novos recursos são necessários com urgência para reverter essa redução.
No início deste ano, o órgão enfrentou um déficit de US$ 755 milhões em seu orçamento devido ao aumento do preço dos alimentos.
Esse rombo só foi coberto com doações de mais de 50 países, entre elas uma de US$ 500 milhões da Arábia Saudita.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080610_onu_ajudaalimentarrg.shtml

Nenhum comentário: